Conheça nossos Cursos
Dança de salão, dança social ou dança a dois refere-se a diversos tipos de danças executadas por um par de dançarinos. As danças de salão são praticadas socialmente, como forma de entretenimento, integração social e competitivamente como desporto.

A Dança de Salão teve origem nos bailes das cortes reais na Europa, tomando forma na corte do Rei Luís XIV, na França. É possível que o abraço lateral venha do fato de que, na época, os soldados carregavam a espada no lado esquerdo. Também era evidente a postura clássica, ereta e com o torso fixo, como no balé, que tem a mesma origem.

A dança de casal foi levada pelos colonizadores para as diversas regiões das Américas, onde deu origem às muitas variedades, à medida que se mesclava às formas populares locais: tango na Argentina, maxixe, que deu origem ao samba de gafieira, no Brasil, a habanera, que deu origem a diversos ritmos cubanos, como a salsa, o bolero, a rumba etc.

Nos Estados Unidos, o swing surgiu de grupos negros dançando ao som de jazz no início dos anos vinte. As primeiras danças criadas foram o Charleston e o Lindy Hop. Essas deram origem a vários outros tipos de danças americanas, como o Jitterbug, o balboa, o west coast swing e o east coast swing.

No Brasil, cinco ritmos são os mais praticados, tanto nos bailes quanto nas escolas especializadas. São eles: bolero, soltinho, samba, forró e a salsa.

Muitos são os nomes que representam cada um desses ritmos nacional e internacionalmente como Marcelo Granjeiro & Damylla no Forró, Leo Fortes & Robertinha no samba de gafieira e samba Funkeado, Rafael & Carine na Salsa, além dos mestres Jaime Aroxa e Carlinhos de Jesus, precursores dessa arte em nosso país.
Entre em
Contato

Veja no Mapa +

Rua Dr. Antônio Castro Prado, 135 - Taquaral

Campinas/SP - (19) 3201-1614 - (19) 99888-2451